Cícero, denunciando Catilina no Senado

Cícero, denunciando Catilina no Senado

27 abril, 2007

Protocolos

O bobo da corte,
por Velasquez

Aqui muito à puridade, que este blogue está fraco de leitores, declaro que também estou indignado com o protocolo de Estado (ver aqui) (e aqui). Protocolo que se preze reserva lugar adequado ao truão - sim, ao popular bobo da corte, essa medieva instituição que por largos séculos nunca faltou em palácio real que se respeitasse e que, com aggiornamentos de maior ou menor vulto, subsiste até aos nossos dias. Não há bicho careta governamental que não disponha do seu, em regra deambulando pelos antros de má nota que em Portugal se chamam eufemisticamente "redacções" e sempre pronto a ser atiçado contra quem não caia nas graças dos amos ou meramente lhes fira a majestática sensibilidade. O Sr. Dr. Prof. Engenheiro, nosso primeiro, por exemplo, entre os muitos que sempre servem tais Senhores, dispõe de dois exemplares de primeiríssima água: a sr.ª f., cujo desvelo pelo líder tem paralelo apenas no ódio vesgo às maiúsculas (que mal lhe terão feito, os pobre seres?) e pontifica no inenarrável dênê, sem glória, fácil ou difícil, e o Sr. Miguel, num pasquim blogosferático que responde por "câmara corporativa".
Já os vejo, a esses psilitras da socrática falange, nas cerimónias e banquetes do Estado, em lugar que lhes compita, rentes aos tapetes, roendo alguma sobra dos pitéus destinados aos oficiantes e convivas, nos intervalos de lançarem as suas chufas aos adversários do chefe, neste causando potentíssimas risadas. Os muitos áulicos e sicofantas do Poder, porém, sombrios, vêm-lhes com melífluas artes de cortesão furtando os merecidos e devidos lugares; é só Senhoras de..., e etc. Quanto a mim, que não almejo honras de Estado e só tenho esta verdade seca e breve que me Nosso Senhor deu, protesto - com veemência! Lugares para f. e Miguel, rapidamente e em força!

4 comentários:

Anónimo disse...

Olha lá, meu Kaiser, os psilitras nãoo eram aqueles soldados gregos que provocavam as falanges contrárias, nomeadamente virando o rabo e baixando as saias?

Kzar disse...

É isso aí, meu cultivado anónimo! E eu a pensar que ia causar mistério de algumas horas na psique dos meus muito poucos e muito estimados leitores. Afinal ainda há cultura, catano! A meus braços, ó anónimo!

Kzar disse...

Ou, preferivelmente, anónima...

Anónimo disse...

alguém que dê um aspirador novo à câncio, gaita. daqueles de 900 watts, vibrantes, vibráticos, vibralhantes e com tubo de 200 cm.